4 dicas para o novo ciclista urbano

Você comprou uma bicicleta ou está planejando comprar uma, seja para contribuir com o meio ambiente, se exercitar ou usar um meio de transporte gratuito, mas não tem ideia do que realmente precisa saber. Ele toca uma campainha? Não te preocupes! Aqui explicamos quais são as principais dicas para você começar a usar sua bicicleta todos os dias.

1. Segurança em primeiro lugar

Deve ser sempre o ponto número um! Depois de ter uma bicicleta de acordo com o que você precisa, você deve comprar automaticamente:

  1. Um bom capacete: Certifique-se de comprar o capacete do tamanho certo. Vale a pena gastar em um bom capacete. Algum dia, isso pode salvar sua vida.
  2. Luvas: acredite ou não, elas são realmente necessárias. Tanto para cuidar das mãos para que não saiam bolhas ao agarrar o guidão, quanto para evitar lesões em caso de possível queda ao solo.
  3. Luzes e refletores: obrigatório estar visível!
  4. Um cadeado forte: não só a sua segurança é importante, mas também a da sua bicicleta. Certifique-se de comprar um cadeado forte e de alta qualidade, para evitar contratempos. Os mais recomendados são os cadeados em U.
  5. Lançador em caso de emergência: Escusado será dizer que pode acontecer que você tenha um pneu furado no meio da estrada. Portanto, é melhor andar com um chapéu-coco em caso de emergência.

2. Organize sua rota

Em nosso site você pode obter o mapa da ciclovia. Planejar sua rota é uma maneira eficiente e segura de se locomover. Pode analisar previamente os percursos mais longos, os atalhos, as ruas mais calmas, as mais movimentadas. Recomendamos que você sempre planeje quais ciclovias você usará antes de subir na sua bicicleta.

3. Sempre alerta

Quando não houver ciclovias, deve-se usar a faixa da direita da rua. NÃO é correto usar a calçada. Um acidente como atropelar uma pessoa ou um animal de estimação pode ocorrer a partir da menor distração. Se isso acontecer, você estará em apuros. É por isso que as bicicletas devem usar a rua caso não haja ciclovia disponível. É também o caso contrário onde, de acordo com a lei, se houver ciclovias, é proibido o uso da rua. Atente para isso!

Apenas menores de 14 anos, adultos com menores de 7 anos, idosos ou pessoas com deficiência, podem usar a calçada, em baixa velocidade. Se você realmente precisa andar na calçada, você precisa sair da bicicleta. Assim como ao utilizar uma passagem de pedestres, você deve descer, caso haja pessoas ao seu redor.

Sempre que você for atravessar e tiver pessoas atrás de você, sejam carros ou bicicletas, você pode levantar uma mão (nunca as duas) indicando que vai mudar de posição. Assim você evita confusões e confrontos.

Você pode encontrar a lei de convivência rodoviária em nosso site.

4. Verifique seu ciclo antes de sair

Sempre antes de cada passeio, certifique-se de verificar os freios da sua bicicleta. Os condutores devem ter pelo menos um sistema de travagem eficaz. Você também deve realizar sua manutenção e limpeza correspondente.

Por isso recomendamos que você aprenda ou pesquise na internet dicas e cursos de mecânica de bicicletas. Você só precisa aprender o básico. Ajustar os freios ou consertar um furo é algo que você deve saber como base antes de começar a usar sua bicicleta diariamente.

Newsletter

Inscreva-se agora para receber informações.