6 dicas para melhorar o desempenho do ciclismo em rotas longas

Para iniciantes no ciclismo, pode ser chocante descobrir que os entusiastas mais experientes são capazes de percorrer longas rotas de quilometragem sem desistir de tentar. Possivelmente fazer de 15 a 20 quilômetros pode ser uma grande conquista, mas a verdade é que com conhecimento suficiente você pode fazer ainda mais.

1. Aquecimento

Um dos erros mais comuns cometidos por muitos ciclistas é começar a pedalar sem um aquecimento adequado. Se você iniciar o percurso com um ritmo muito forte ou tentar seguir pessoas de nível mais avançado, a energia se esgotará rapidamente e você sofrerá as consequências em poucos quilômetros de percurso. É preciso ter calma no início do percurso e pedalar suavemente, com marchas que permitem pedalar com facilidade para aquecer adequadamente os músculos das pernas.

2. Não fique sem comer ou se hidratar

Independentemente do nosso nível de ciclismo, a única maneira de manter a energia na bicicleta é através de nutrição e hidratação frequentes. Você pode mergulhar em bananas, kiwis, barras de granola e nozes para alimentos sólidos em movimento. Quanto à hidratação, o melhor é levar uma mochila de hidratação com água, de preferência grande, e claro também incluir uma garrafa extra para a bebida isotónica ou energética, preferencialmente em forma de pós para prepará-la sempre que quiser.

3. Coma o café da manhã!

Se você vai sair de manhã, é melhor tomar um café da manhã completo que cubra todas as necessidades que o corpo precisará. Un buen desayuno con huevos, tocino, pasta o arroz no es un pecado ni una mala idea, más que nada porque la grasa, la proteína y los carbohidratos ingeridos serán lo primero que el organismo utilice como energía durante los kilómetros iniciales de una larga travesía de bicicleta.

4. Planeje sua rota e pontos de reabastecimento de alimentos e água

Você não pode pedalar por muitas horas ou quilômetros sem antes planejar alguns pontos ao longo da rota onde você pode reabastecer água ou comida. Estas paragens para reabastecimento são essenciais para recuperar as energias e, aliás, reabastecer os tambores de água ou a mochila. Sem um planejamento adequado, as rotas mais longas podem ser um verdadeiro inferno para quem não se preparou de antemão.

5. Mudar de posição

Ficar na mesma posição na bicicleta por horas e horas na mesma cadência é sinônimo de acabar dolorido e cansado antes do tempo. É preciso mudar a posição das mãos e do selim com certa frequência, além de variar a cadência, para não cansar excessivamente os mesmos grupos musculares. Outra boa técnica é variar a posição entre sentado ou em pé (com maior desenvolvimento) nas subidas para não esgotar o mesmo grupo muscular nas pernas.

6. Use roupas adequadas

O melhor é usar roupas técnicas adequadas para ciclismo, com tecidos respiráveis ​​que permitem que a transpiração se dissipe e mantenha a temperatura corporal ideal. O uso de camisas ou jaquetas com zíper e shorts ou shorts piratas são uma boa opção para refrescar o corpo, assim como blusões, coletes, mangas ou perneiras para evitar o resfriamento, principalmente em descidas com o corpo suado ou quando ocorre queda inesperada de temperatura.


Fonte: todomountainbike.net

Newsletter

Inscreva-se agora para receber informações.