Chile: Líder no Índice Mundial de Ciclismo
O 5º Índice Mundial de Ciclismo divulgou seus resultados com informações obtidas de mais de 3.000 contadores automáticos instalados em 39 países para estimar o Progresso do tráfego de bicicletas por país e cidade.
A empresa Eco-Counter associada à NewCities anunciou o World Cycling Index 2019 em 20 de junho no Wellbeing Cities Forum que aconteceu em Montreal.
No ranking, o Chile se destaca como um dos países com maior crescimento no número de bicicletas (crescimento superior a 10%) ao lado de países como República Tcheca, Polônia, Luxemburgo e Suécia. Esta progressão foi calculada comparando a contagem total de bicicletas entre 2017 e 2018, uma contagem que foi realizada em mais de 20 países. Outra das estatísticas que têm o Chile no ranking é curiosa. Estas são as cidades que fazem mais viagens noturnas, com Arica liderando o mundo com 12% da atividade. Para isso, as medições foram feitas das 22h às 6h.
A Eco-Counter é uma empresa especializada em contagem de bicicletas e pedestres. Oferece uma série de produtos desde sensores a softwares de análise de dados com presença em mais de 50 países. Os dados capturados pelo Eco-Counter são uma ferramenta valiosa para o planejamento urbano nas cidades. As informações servem como fonte confiável e precisa para projetos e infraestrutura que contribuem para o aumento da atividade ciclável nas cidades.
Por sua vez, NewCities é uma organização global sem fins lucrativos comprometida com a criação de um futuro urbano melhor. Eles têm mais de uma década de experiência na produção e direção de conteúdo inovador sobre as maiores tendências urbanas.
NewCities tem uma abordagem integradora da cidade, onde se reúnem os principais atores de um ecossistema urbano; os moradores, autoridades, instituições acadêmicas e setores empresariais de uma cidade.
Outros dados relevantes do estudo revelam que houve um crescimento global de 6% no número de viagens feitas de bicicleta de 2017 a 2018. Se compararmos o tipo de ciclismo, houve um crescimento de 3% nas viagens recreativas ou de lazer e uma Aumento de 7% nas viagens pendulares.
Por fim, foi publicada a lista que possui as dez principais cidades com maior progressão ou aumento da atividade ciclística no mundo:
Basileia, Suíça
Berlim, Alemanha
Gdańsk, Polônia
Gotemburgo, Suécia
Lille, França
Lyon, França
Oslo, Noruega
Estocolmo, Suécia
Vancouver, Canadá
Zurique, Suíça
Link:http://www.revistaenkdna.cl/chile-lider-en-el-indice-mundial-de-ciclismo/