Por que a bicicleta é a aliada das mulheres

Para as mulheres, a bicicleta tornou-se uma aliada da independência feminista, seja por não depender de outras para se locomover ou por deixar de usar saias e passar a usar calças.
A sua invenção e massificação foi decisiva na liberdade e na consolidação dos direitos das mulheres. “Dessa forma, em sociedades em que a bicicleta foi proibida para eles, e em que normas escritas e sociais foram modificadas, assim como mitos e doenças associadas ao seu uso, os estereótipos foram demolidos, consolidando nossa autonomia diante dos desafios por este meio de transporte”, diz Paola Tapia, ex-ministra de Transportes e Telecomunicações e fundadora de Mujeres en Movimiento.
Eles viram neste meio de transporte uma forma prática de demonstrar e tornar visíveis suas lutas.
Daniela Suau, ciclista urbana e ativista da mobilidade sustentável acrescenta: “A bicicleta chegou às mãos das mulheres antes do seu direito de voto, tornando-se uma aliada para obtê-lo. No final do século 19, muitas mulheres aderiram à revolução do pedal, desafiando as regras estabelecidas da época sobre o que podiam e não podiam fazer.

Newsletter

Inscreva-se agora para receber informações.